Educação Infantil – INSP Kids

A partir de 1 ano de idade

Berçário II

1 ano de idade

Maternal I

2 anos de idade

Maternal II

3 anos de idade

Pré-escola I

4 anos de idade

Pré-escola II

5 anos de idade

EDUCAÇÃO INFANTIL 

 

Uma educação inovadora!

Somos uma instituição reconhecida pela alta qualidade de ensino e pelo cuidado com os nossos alunos. Num ambiente acolhedor e seguro, proporcionamos momentos de aprendizagem com base no afeto, fazendo assim com que o desenvolvimento aconteça de forma integral.

A escola exerce um papel fundamental na promoção do conhecimento social, no desenvolvimento das capacidades cognitivas e no entendimento do mundo e suas particularidades. Viabilizamos a socialização para a aquisição de valores éticos e morais e construção da identidade, da capacidade de relacionar-se, interagir, criar laços e relações de confiança, respeito, afetividade e amizade.

A  adaptação  escolar e a preparação  para a alfabetização desenvolvida no INSP, tornou-se uma referência. Isso, graças a um acolhimento afetuoso e à valorização da criança como indivíduo. No INSP, cada aluno é único.

Comprometidos com a atualidade, nossos professores criam condições diárias de interação e brincadeiras, garantindo assim, os direitos do desenvolvimento infantil. (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se).

Nossas crianças…

Convivem de forma democrática e aprendem desde bem pequenos a respeitarem ao próximo;

Brincam de diversas formas e com diversos pares, construindo assim, a sua identidade pessoal, social e cultural;

Participam de escolhas e criam seus próprios conceitos através de vivências e observações diárias;

Conhecem e experimentam os seus limites;

Exploram e ampliam os seus saberes  vivenciando experiências concretas, e

Expressam as suas opiniões de forma crítica e criativa nas rodas de conversas.

Socialização: A importância das Relações para Formação do Indivíduo

 

Estudos sobre o desenvolvimento infantil vêm mostrando que a escola desempenha um papel fundamental na promoção do conhecimento social, no grande desenvolvimento das capacidades cognitivas e vai incidir, claramente, na compreensão que as crianças têm do mundo e suas particularidades.

Observamos que a relação entre os alunos contribui para a socialização, levando em conta as diversas características envolvidas neste processo, como a aquisição de valores éticos e morais, bem como a construção da identidade e da capacidade de relacionar-se e interagir.

 

Valorizando e acreditando na importância de um ambiente socializador, o INSP cria situações em que os alunos são incentivados a criarem laços, que o acompanham por toda a vida, estabelecendo relações de confiança e respeito em diferentes contextos ( sala de aula, recreio, debates, jogos e brincadeiras, além de palestras educativas incentivando a prática da boa convivência). Este processo, permite que cada indivíduo desenvolva a sua personalidade; a interação com o outro, além de proporcionar a troca de experiências e a formação de novos conceitos .

Acreditamos que a escola é o ambiente favorável para o aprendizado de uma sociabilidade rica, pois permite a reflexão de temas; proximidade entre grupos com opiniões diferentes, e desenvolve vínculos de afetividade e de amizade.

 

Consideramos que a ação de educar não acontece só pelo processo ensino-aprendizagem, mas também não menos importante, pelo processo de construção de indivíduos críticos, socializados, com conhecimento pleno daquilo que é importante ser, enquanto cidadãos e daquilo que o mundo espera, enquanto pessoas éticas, plenamente integradas no espaço que estão inseridas.

O CASTELO DO INSP KIDS

Durante a passagem pelo INSP KIDS, a Educação Infantil do Instituto, os estudantes participam de diversas atividades que têm como fio condutor o projeto “O Castelo do INSP KIDS”. 

As crianças vivenciam as atividades com um viés lúdico que as remetem para o universo de múltiplas aprendizagens a partir dos nossos projetos (Artes, Expoletra, Pirueta, Matematikids, Curiosos Pela Natureza, Steam Maker, INSPeak, Projeto de Vida e PLINSP).

No final desta etapa, quando finalmente estão prontos para iniciar o INSP Júnior – o Ensino Fundamental 1 do INSP, o momento é celebrado com muita festa e integração.

Em suas jornadas pelo universo do saber, nossos pequenos têm seus sentimentos, necessidades, desejos e ideias valorizados nos modernos e multidisciplinares projetos que compõem o programa “A Grande Conquista”, que fundamenta o diferencial educacional da Rede Piedade de Educação.

ARTES

Inspirado em uma proposta lúdica, o projeto pretende estimular a compreensão e o conhecimento das artes sob três temas centrais: Cores e Formas; Sentidos e Releituras. Desde muito cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças. Na Arte, a experimentação é fundamental e, ao potencializar as possibilidades de meios, suportes e ferramentas, fica mais fácil identificar marcas pessoais e estimular a criatividade.

EXPOLETRA!

O trabalho de pré-alfabetização desenvolvido no INSP, tornou-se uma referência. Acompanhamos todas as fases da descoberta da escrita, desde o grafismo inicial até a construção de palavras, frases e transposição para letra cursiva. O desenvolvimento psicomotor é trabalhado no concreto e toda produção realizada com prazer e alegria pelas crianças é apresentada no projeto EXPOLETRA.

PLINSP – Projeto de Leitura do INSP

O processo de aquisição da leitura e da escrita inicia-se com tentativas feitas pelas próprias crianças. Com o projeto literatura infantil, observou-se que as crianças desta faixa etária gostam e se identificam com as várias histórias contadas.  A contação de histórias é um caminho que leva a criança a desenvolver a socialização, a criatividade, a linguagem e a emoção, em direção ao mundo letrado.

Identificar as emoções e os sentimentos para potencializar o autoconhecimento e promover a socialização e desenvolvimento da linguagem, através dos diversos portadores de textos. Utilizaremos os contos, fábulas, rimas, poesias oportunizando momentos de troca, levando a criança desenvolver a imaginação de forma prazerosa e significativa.

PIRUETA

O trabalho com a psicomotricidade materializa os direitos de aprendizagem propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A capacidade de brincar e de se movimentar com qualidade na Educação Infantil se desenvolve à medida que proporcionamos, às crianças pequenas, o contato com determinados conteúdos da cultura lúdica e corporal. O INSP garante, diariamente, na rotina das crianças, propostas que envolvem o corpo e movimento, considerando sua importância para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social de nossos pequenos.

MATEMATIKIDS

Na educação infantil, a aprendizagem matemática se dá através das experiências vivenciadas em diversas situações da sala de aula e a partir da curiosidade e do entusiasmo das crianças.  Utilizando os campos de experiências contemplados na BNCC, as crianças participam de jogos interativos, situações-problema e se deparam com conhecimentos matemáticos, através dos recursos concretos(coleções de matemática), que aguçam a curiosidade, e enquanto brincam, as crianças são incentivadas a realizar contagens, comparar quantidades, identificar algarismos, conhecer a nossa moeda, estabelecer relações, adicionar pontos que fez durante uma brincadeira, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar a aprendizagem dos conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético.

CURIOSOS PELA NATUREZA

O trabalho da Educação Ambiental visa desenvolver uma ação educativa que possa contribuir para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente, despertando a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica, tornando-os aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Na Educação Infantil   promovemos a investigação, a experimentação e ações sociais voltadas para a resolução de problemas e para a melhoria da qualidade de vida no planeta.

STEAM MAKERS

O projeto tem como objetivo iniciar a cultura Maker, tendo o aluno como protagonista da aprendizagem, construindo seus próprios brinquedos, jogos e materiais, ampliando a sua capacidade criativa e produtiva.  Nesta jornada, além do conteúdo dado em sala, as crianças terão a oportunidade de vivenciar experiências inovadoras, utilizando a tecnologia e variados materiais que desenvolvam habilidades e competências que estimulem no aluno um olhar mais inovador.

INSPEAK – Inglês todo dia

O Projeto INSPEAK tem como objetivo  ampliar o currículo e atualizar o ensino da Língua Inglesa de forma a viabilizar aos seus estudantes, o desenvolvimento de competências tão essenciais para a sociedade contemporânea. O aprendizado da Língua Inglesa, como língua adicional, será integrado ao de outras áreas do conhecimento, expandindo os conhecimentos e repertórios culturais.

PIER: PROJETO DE VIDA

Visando os objetivos da construção de um Projeto de Vida voltado para a formação profissional, nas séries seguintes, o PIER, na Educação Infantil, apresenta-se como ferramenta facilitadora no processo de autoconhecimento, desenvolvimento das habilidades socioemocionais e participação colaborativa, por meio de escolhas – a criança como protagonista da sua trajetória de vida pessoal e acadêmica. 

Nesse contexto, inteligência emocional e socioemocional serão trabalhados em sintonia com o Projeto SUPER KIDS, sendo referência em todas as etapas de formação do educando.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS – SUPER KIDS

Com objetivo de desenvolver todo potencial emocional, social, cognitivo e psicomotor, nossos Super-heróis farão um passeio pelas trilhas de aprendizagem, e serão estimulados  a participar de muitas aventuras e projetos, à fim de tornar o processo de construção da aprendizagem mais significativo.

Utilizando uma abordagem leve e lúdica estimulamos nas crianças a arte de pensar sobre o que sentem e como sentem – suas emoções e as sensações que com elas surgem – formando assim, cidadãos mais seguros para expor-se emocionalmente, sabendo lidar com as frustrações e/ou conflitos.

A TRILHA DO TESOURO

No novo segmento, o fio condutor dos projetos “A Trilha do Tesouro”, onde os “tesouros” encontrados durante o trilhar educacional são as aprendizagens proporcionadas pelos projetos e atividades vivenciadas.

Por isso, a semana de convivência entre os estudantes das turmas de Pré-escola II e 1° ano proporciona aos alunos da Educação infantil vivenciarem um pouco do que espera por eles. Segundo Valéria Picorélli, vice-diretora, a passagem para o Ensino Fundamental pode gerar ansiedades e medos. “Estes momentos de convivência proporcionam que as crianças levem esse próximo passo na vida estudantil com leveza e segurança”, explica.

Durante a semana de convivência, os estudantes participaram de momentos como a leitura de histórias por professoras do 1° ano, o Momento Cívico, onde os cantaram os hinos Nacional e do INSP e, finalizando, a Festa de Convivência com a presença de um “pirata” que animou todos em busca da Trilha do Tesouro!