Ensino Fundamental II – INSP MAX

 

Ensino Fundamental II

Do 6º ao 9º ano

 

 

 

O Jeito Piedade de Educar busca promover o desenvolvimento de competências de natureza acadêmica, tecnológica, política, social, pessoal e ético-valorativa. A aprendizagem é compreendida como uma rede complexa de múltiplas competências, habilidades e conteúdos científicos e culturais que são desenvolvidos, tendo, como meta, um embasamento s[olido e aprofundado que vai além de uma mera descrição conceitual.

 

O currículo de tal modo ressignificado pode, efetivamente, responder ao desafio contemporâneo de articulação entre fé, vida, cultura e responsabilidade social. O trabalho reflexivo e crítico da equipe de educadores da escola deve estar constantemente apontando as necessidades atuais de forma a atender na totalidade a formação integral dos educandos.

As Séries Finiais do Ensino Fundametal, o INSP Max oferece continuidade ao desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico adquirido pelo estudante ao longo da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, preparando-o, gradativamente, para atendimento às demandas do Ensino Médio.

O trabalho está fundamentado, principalmente, na continuidade e na visão total do processo de escolarização, para atender as profundas transformações físicas e psíquicas experimentadas pelo educando ao longo dos quatro anos de sua duração.

Neste segmento, o programa A GRANDE CONQUISTA privilegia a formação acadêmica, o desenvolvimento intelectual e aspectos da formação humana com o objetivo de desenvolver atividades necessárias à participação, à convivência fraterna e à descoberta progressiva dos valores que integram as áreas da comunicação e da criatividade em todos os momentos do processo educativo, a fim de que surja, desde já, um cidadão que se esboça na pré-adolescência como valorizador do diálogo, da criatividade e da vivência em comunidade

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais sobre os projetos do programa
A Grande Conquista no INSP Max:

 

Ensino Fundamental II

 

 

 

A construção de um projeto de vida é uma das competências citadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que traz esta proposta como um eixo que se inicia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e termina no Ensino Médio. A proposição de desenvolver, desde cedo, o autoconhecimento da criança e, a longo da escolaridade, oferecer ferramentas para a formação de um indivíduo responsável, autônomo e ético.
Nas Séries Finais do Ensino Fundamental, o(a) estudante já deve ter avançado no desenvolvimento da personalidade e pode compreender sua relação com a sociedade de forma mais ampla. Por isso, as atividades nesse segmento de ensino devem buscar a localização do papel social do jovem e trazer as possibilidades de atuação profissional para o futuro. Compreendendo quem é, seu papel no mundo, e o que deseja ser, o jovem pode fazer um planejamento de vida consciente, minimizando as dificuldades no caminho para a vida adulta.
As atividades do PIER, no INSP Max formam o indivíduo capaz de refletir e repercutir, de acordo com as características do pensamento e do desenvolvimento das diferentes faixas etárias, acerca dos 5 temas norteadores: cuidado consigo (ações de preservação da vida – saúde do corpo e da mente), cuidado com o outro (ações de voluntariado e solidariedade), cuidado com o meio ambiente (ações de preservação do planeta), educação financeira, prática de cidadania.

 

 

 

 

O projeto objetiva o despertar do interesse dos estudantes pelo estudo da ciência astronômica e divulga os componentes curriculares da área das Ciências da Natureza e da Geografia para estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental. O estudo desenvolvido para a participação nas competições evidencia os benefícios advindos da Corrida Espacial, tais como sensoriamento remoto, previsão do tempo, controle do desmatamento, comunicação via satélite, dentre outros que mudaram a vida da humanidade e, com isso, o projeto ressalta a importância dos estudos para o desenvolvimento pessoal. A participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) funciona como recurso pedagógico para o estímulo ao interesse, à curiosidade científica e à pesquisa.

 

 

 

 

É um projeto de leitura que visa a promoção de experiências positivas de leitura, ao incentivar e facilitar o acesso a uma variedade significativa de títulos e estilos literários para leitura ao longo do ano letivo. A prática e as experiências significativas favorecem a formação do hábito de leitura, o desenvolvimento do prazer de ler e a consolidação das estruturas linguísticas necessárias á interpretação crítica do mundo em suas diferentes linguagens. A leitura é uma das habilidades que estão na base da aprendizagem e, portanto, à medida que se desenvolve em agilidade, sensibilidade e possibilidade crescente de compreensão leitora, oportuniza ferramentas eficazes para todas as demais aprendizagens sociais, afetivas e cognitivas.

 

 

 

É um projeto da área de Matemática que objetiva duas partes complementares desse componente curricular: a habilidade operativa e a lógica matemática. Por meio de listas semanais, os estudantes exercitam a prática dos conteúdos que necessitam de maior treino, ao mesmo tempo em que são instados a resolução de desafios que envolvem o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e demandam as habilidades operativas. Esta prática prepara os estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental para as provas de concursos como o Canguru de Matemática Brasil e as Olimpíadas de Matemática (OBMEP), assim como desperta o interesse pelas habilidades de lógica-matemática como forma de compreender e atuar no mundo.

 

 

 

É um projeto de Redação que tem, como objetivo, auxiliar o aluno a escrever com fluência, argumentação e de forma crítica sobre textos e assuntos variados, usando a linguagem de maneira adequada a seus destinatários e adaptando-se a diferentes registros, de forma coerente. Por meio das atividades, evidencia que língua e linguagem estão em toda parte: nas conversas do dia a dia, nos ambientes de trabalho, nos programas de televisão, nos cartazes das ruas, nos jornais, na Internet, nas repartições públicas, nos hospitais etc. Dominar esta linguagem é fundamental para que possamos atuar como cidadãos, utilizando a escuta, a fala, a leitura e a escrita para interagir em todas as circunstâncias, desde as mais familiares até as mais formais.

 

 

 

É um projeto esportivo que tem, por objetivo, oportunizar o acesso à prática esportiva aos alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental. Aos estudantes é oportunizada a vivência da prática esportiva nas modalidades de Futsal, Handebol e Voleibol. Com esta prática, enriquecemos a formação humana, utilizando o esporte como ferramenta no processo educacional. Por meio dos jogos, trabalhamos valores como espírito de liderança, solidariedade, atitudes positivas diante das vitórias e das derrotas, respeito às regras, socialização e resiliência e, assim, são estimuladas a prática esportiva representativa da identidade institucional nas competições estudantis.

 

 

 

É um projeto da área da Orientação Educacional que visa ao acompanhamento dos estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental, por meio da orientação individualizada de estudos a partir das demandas observadas, com a organização da elaboração diária da agenda escolar, plano de estudos, dicas e métodos de como estudar para obter um ótimo desempenho escolar, além da orientação oferecida aos responsáveis, juntamente com seus filhos, sobre procedimentos e desenvolvimento acadêmico.

 

 

 

Por meio da organização e efetivação do processo de representatividade de alunos e professores por turmas, os estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental vivenciam a participação cidadã em seus aspectos democráticos e representativos.

 

 

 

Por meio da organização e efetivação do processo de representatividade de alunos e professores por turmas, os estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental vivenciam a participação cidadã em seus aspectos democráticos e representativos.

 

 

 

(EXTRACURRICULAR) A partir da concepção de que para um mundo em transformação, é preciso ampliar os conceitos de escola e tecnologia e aplicar a uma formação que permita a inovação e o desenvolvimento integral de crianças e jovens, o projeto de Robótica é oferecido aos estudantes a partir do 4° ano do Ensino Fundamental em uma modalidade extracurricular.

 

É um projeto interdisciplinar que oportuniza vivências para a compreensão da relação entre dinheiro, trabalho, estudo e atuação na sociedade. Por meio de atividades diversificadas integradas aos diferentes componentes curriculares, os estudantes exploram conhecimentos sobre investimento, planejamento e economia, a fim de compreenderem como esses conceitos se inter-relacionam e determinam a construção do sujeito como autor de seu desempenho pessoal e profissional.

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